top of page
  • Anefac A

Taxas de juros se mantém estáveis novamente, aponta ANEFAC






Segundo a Pesquisa de Juros da ANEFAC, as taxas de juros das operações de crédito se mantiveram estáveis em janeiro. Não houve elevação no mês. De acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da entidade, isso pode ter relação direta com o fato do Banco Central ter interrompido o ciclo de elevações da taxa básica de juros (Selic).

Na visão do especialista, tendo em vista o cenário econômico o cenário econômico com maior risco de crédito (endividamento elevado, inflação alta e seus efeitos na renda, desemprego elevado) e da elevação da inadimplência, a tendência é de que as taxas de juros das operações de crédito possam ser elevadas nos próximos meses.

Para acessar os documentos, clique abaixo:

Pessoa Física

Das seis linhas de crédito pesquisadas, quatro tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (juros do comércio, cartão de crédito, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de automóveis) e duas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês (empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras).

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,00 ponto percentual no mês (0,00 ponto percentual no ano) correspondente a uma elevação de 0,00% no mês (0,00% em doze meses) passando a mesma de 6,95% ao mês (123,96% ao ano) em dezembro/2022 para 6,95% ao mês (123,96% ao ano) em janeiro/2023 sendo esta a maior taxa de juros desde outubro/2022.

Pessoa Jurídica

Das três linhas de crédito pesquisadas duas tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (capital de giro e desconto de duplicatas) e uma teve sua taxa de juros reduzida no mês (conta garantida).

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma elevação de 0,00 ponto percentual no mês (0,00 ponto percentual no ano) correspondente a uma elevação de 0,00% no mês (0,00% em doze meses) passando a mesma de 4,04% ao mês (60,84% ao ano) em dezembro/2022 para 4,04% ao mês (60,84% ao ano) em janeiro/2023, sendo esta a maior taxa de juros desde outubro/2022.


Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde janeiro/2021, tivemos neste período (janeiro/2021 a janeiro/2023) uma elevação da Selic de 11,75 pontos percentuais (elevação de 587,50%) de 2,00% ao ano em janeiro/2021 para 13,75% ao ano em janeiro/2023.

Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 31,37 pontos percentuais (elevação de 33,88%) de 92,59% ao ano em janeiro/2021 para 123,96% ao ano em janeiro/2023.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 19,64 pontos percentuais (elevação de 47,67%) de 41,20% ao ano em janeiro/2021 para 60,84% ao ano em janeiro/2023.


Sobre a ANEFAC

A ANEFAC - Associação Nacional de Executivos - vem ao longo de seus 55 anos construindo uma trajetória de evolução, marcada pela contínua busca de aprimoramento e desenvolvimento profissional à nossa rede de relacionamento e à sociedade.

Entregamos ao mercado atualização profissional de qualidade, por meio de reuniões técnicas, treinamentos, seminários, congressos e premiações, agregando conhecimento, network com executivos e empresas de alto nível, o fomento de temas, desafios, oportunidades, estratégias e novidades do mundo corporativo como um todo, relevantes para o contínuo desenvolvimento do País e do Mundo. Estamos presentes em 11 das principais Cidades do Brasil, além de presença internacional nos EUA, Argentina, Colômbia, México e Espanha e efetiva expansão.

Nossas principais bandeiras são: Pioneirismo, Educação Continuada, Transparência Governamental e Empresarial, Aprimoramento Profissional, Networking e Redução do Custo Brasil. Para tanto desenvolvemos ações para as diversas áreas em que atuamos: Administração, Capital Humano, Contabilidade, Economia, Finanças, Governança Corporativa, Tecnologia e Tributos, além de Núcleos de Inteligência com segmentação de conteúdo: Agronegócio, Energia e Varejo.

A Pesquisa de Juros®️ produzida e publicada mensalmente pela ANEFAC, é a mais antiga e creditada pesquisa do país, serve como fonte para diversas matérias veiculadas em rede nacional, colocando sempre a entidade nas mídias espontaneamente e reforçando a credibilidade e o forte compromisso que temos com a evolução do setor.

No hall dos tradicionais eventos organizados pela entidade, damos especial destaque ao Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, premiação que há mais de 37 anos reconhece executivos que contribuíram de forma significativa para o crescimento das empresas e do mercado em que atuam, além do Prêmio Mérito ANEFAC concebido há 3 anos para profissionais das demais áreas de atuação da entidade. O Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC FIPECAFI é realizado há 26 anos, reconhecido como o Oscar da Contabilidade, e premia as empresas mais transparentes do país com base nas Demonstrações Financeiras publicadas, e o Congresso ANEFAC, que há mais de 24 anos unifica atualização, networking e entretenimento.

A ANEFAC contribui para o desempenho sustentável e influência dos executivos, em busca de mais transparência, justiça e responsabilidade. E, tal como na história, cada momento serviu de degrau para a evolução da entidade, que hoje é uma das mais influentes do País. www.anefac.org.br

Informações para Imprensa:

Suzamara Bastos

+55 11 3042-7832

+55 11 98688-4407



98 visualizações0 comentário
bottom of page