Regulamento – Troféu Transparência

1.0 – DO PRÊMIO

1.1 Com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Transparência nas empresas, a ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), desde 1997, premia anualmente as empresas que apresentam as melhores divulgações de suas demonstrações financeiras, com o Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC, que em 2025 chega à sua 29ª edição.

1.2 O Prêmio foi idealizado e é realizado pela ANEFAC.

1.3 Etapas:

2.0 – DOS TRABALHOS E DAS CATEGORIAS

2.1 – Das Inscrições:

Em 2025, concorrem automaticamente ao Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC todas as Sociedades Anônimas de capital aberto, sediadas no Brasil, que publicam suas demonstrações financeiras, atuantes nos setores de comércio, indústria e serviços (exceto serviços financeiros).

2.2 – Das Demonstrações Financeiras

Serão avaliadas as demonstrações financeiras referentes ao exercício de 2024, publicadas conforme a Lei das S.A., contendo obrigatoriamente:

Relatório da Administração

Balanço Patrimonial

Demonstração do Resultado

Demonstração do Resultado Abrangente

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Demonstração dos Fluxos de Caixa

Demonstração do Valor Adicionado

Notas Explicativas

Relatório dos Auditores Independentes

2.3 – Das Categorias:

O Troféu Transparência 2025 será concedido em três categorias:

Empresas com Receita Líquida abaixo de R$ 5 bilhões

Empresas com Receita Líquida de R$ 5 bilhões a R$ 20 bilhões

Empresas com Receita Líquida acima de R$ 20 bilhões

2.4 O processo de seleção é focado na transparência e clareza das informações prestadas ao mercado, não sendo considerados os resultados ou a situação econômico-financeira das empresas, nem sua gestão. O que se avalia é a qualidade e transparência das demonstrações financeiras apresentadas.

2.5 Serão analisadas apenas as demonstrações financeiras referentes ao exercício imediatamente anterior ao ano da premiação (2024), não sendo avaliadas DFs de anos anteriores.

3.0 – DA SELEÇÃO

3.1 Os principais critérios de análise são:

Qualidade e grau das informações nas demonstrações financeiras e notas explicativas

Transparência das informações prestadas

Clareza do Relatório da Administração, consistente com as demais informações

Integral aderência às Normas Contábeis

Ausência de ressalvas no relatório dos auditores independentes

Layout, legibilidade, concisão e clareza na apresentação das DFs

Divulgação de informações relevantes, mesmo facultativas, como: EBITDA, valor econômico agregado, balanço social, ESG, destaques de ativos intelectuais, efeitos da inflação, entre outros.

3.2 Serão selecionadas até 30 empresas, divididas nas três categorias acima.

4.0 – DA ANÁLISE TÉCNICA

4.1.1 Primeira fase: Diretoria Executiva da ANEFAC avalia e filtra as DFs conforme critérios técnicos preestabelecidos.

4.1.2 Segunda fase: O Comitê Técnico vinculado à Diretoria Executiva realiza nova análise para identificar as DFs que atendem aos pré-requisitos do Prêmio, detalhando a justificativa da seleção.

4.1.3 Fase acadêmica: Professores especialistas das instituições FECAP, FUCAPE e UNB avaliam tecnicamente as demonstrações em diversas etapas, com ranking de acordo com os quesitos.

4.1.4 Comissão Julgadora: Entre as empresas credenciadas, a comissão define as até 30 ganhadoras, distribuídas nas 3 categorias.

4.1.5 Na fase final, é eleito um destaque em cada categoria. Os nomes são divulgados apenas na cerimônia de entrega.

4.2 – Membros

Diretoria Executiva: Andréia Fernandez, Antonio Carlos Machado, Bolí Rosales, David Kállas, Gennaro Oddone, Marta Pelucio, Wagner Petelin

Comitê Técnico: Clóvis Ailton Madeira (coord.), Adriano Rodrigues, Alexandre Gonzales, Cecília Geron, Fabiana Lopes, Fabiano Lima, Flávio Riberi, Pier Paolo, Rosana Gonçalves, Vagner Marques, Vera Ponte

Avaliação Técnica – Academias: FECAP, FUCAPE e UNB

Comissão Avaliadora: Pedro Farah (coord.), Alexandre Garcia, Amaro Gomes, Eric Martins, Vania Borgerth

5.0 – DA PREMIAÇÃO E DO EVENTO

5.1 Após homologação da comissão julgadora, a ANEFAC divulgará as vencedoras e fará a comunicação oficial às empresas laureadas, que receberão o certificado do Troféu Transparência 2025.

5.2 O Troféu será entregue aos representantes das empresas ganhadoras durante uma cerimônia em São Paulo, em data a ser definida.

5.3 Serão concedidos dois troféus por empresa: um ao representante legal e outro ao contador responsável pela assinatura das demonstrações financeiras.

5.4 Durante a Cerimônia será anunciado um destaque de cada categoria, escolhido pela Comissão Julgadora do Prêmio.