ANEFAC apresenta contribuições ao draft do IASB sobre normas contábeis internacionais para PMEs
Com base em respostas baseadas em uma pesquisa e na opinião de um grupo de trabalho composto por profissionais e acadêmicos, a ANEFAC, com o apoio do Mackenzie e FIPECAFI, preparou e enviou considerações sobre Exposure draft: Third edition of the IFRS for SMEs accounting standard.
A pesquisa foi realizada por meio de uma enquete, conduzida via zoom durante reuniões técnicas para discutir o ED. Ao todo, dezoito executivos responderam o questionário, sendo a maioria contadores que trabalham com ou em PME.
Vale lembrar que o International Accounting Standards Board (IASB) da IFRS Foundation publicou recentemente propostas para atualizar a IFRS de Normas Contábeis para PMEs e refletir as melhorias feitas nas Normas Contábeis IFRS completas, mantendo a Norma adequada para entidades de pequeno e médio porte.
As propostas do IASB incluem a atualização dos princípios da Norma para alinhamento com os da Estrutura Conceitual para Relatórios Financeiros emitidos em 2018 e requisitos simplificados com base na IFRS 13 Mensuração do Valor Justo e IFRS 15 Receita de Contratos com Clientes.
O IASB também está propondo a atualização da Norma para novos requisitos no IFRS 3 Combinações de Negócios, IFRS 9 Instrumentos Financeiros, IFRS 10 Demonstrações Financeiras Consolidadas e IFRS 11 Acordos Conjuntos. As atualizações propostas incluem outras melhorias feitas nas Normas Contábeis IFRS completas desde que a segunda edição da IFRS para Normas Contábeis para PMEs foi publicada em 2015.
Confira o documento, clicando abaixo:
Com informações do IASB.