Notícias e Informações

Radar ANEFAC - Noticias de Relevância do Mercado

Certificação CAC da ANEFAC envolve conhecimento do controller em oito temas diferentes

Certificação CAC da ANEFAC envolve conhecimento do controller em oito temas diferentes

Com modelo único e sem similar no Brasil, processo admissional requer conteúdo em contabilidade, economia, finanças, tributação, administração, governança corporativa e compliance, tecnologia e Recursos Humanos

A CAC – Certificação ANEFAC Controller – é destinada aos profissionais que buscam educação continuada e se aperfeiçoar. Ela é oferecida em duas modalidades, a CAC e CACPlus, o que muda de uma para a outra é o tempo de atuação na área e a sua consolidação de mercado.

Para participar, o controller deve passar por um processo de avaliação que é feito pela Fucape Business School. Segundo o presidente da instituição, Valcemiro Nossa, e o professor associado, Talles Vianna Brugni, a certificação é tão importante quanto necessária para o ambiente brasileiro. “Não existe certificação similar no país. Esse movimento da ANEFAC busca preencher uma lacuna relevante para os profissionais de controladoria no Brasil. Certificações são importantes, pois, além de atestarem que a formação é sólida, também atestam que se consegue aplicar na prática aquilo que se aprendeu na universidade, ajustando a teoria aos desafios do dia a dia da profissão”, explica.

O primeiro passo do processo de avaliação da CAC é compreender bem os oito temas abordados na avaliação, bem como a visão da ANEFAC sobre como esses temas influenciam a profissão do controller. De posse dessa compreensão, eles contam que é a fase na qual estão atualmente, será possível entender as condições necessárias para designar os professores, que são referências em cada área, a coordenarem todo o processo de elaboração contínua de quesitos, sustentando a construção das avaliações no longo prazo sempre em nível de excelência.

Já para o futuro o pensamento será expandir essas atividades para alguns doutorandos de destaque, sob coordenação destes professores. “Esta é uma ação no longo prazo, pois acreditamos que o volume de demanda aumentará ao longo do tempo e, por consequência, o número de avaliações requisitadas também”, explicam Valcemiro e Talles.

Entre os requisitos necessários para que o controller seja um excelente profissional, eles acreditam é preciso ser dinâmico e multifacetado. Para isso, seu conhecimento deve ser amplo. Mudando esse prisma para dentro de uma companhia, o controller precisa conhecer todos os setores a fim de compreender as engrenagens que fazem com que a instituição atinja seus objetivos. Para isso, é necessário conhecer de contabilidade, economia, finanças, tributação, administração, governança corporativa e compliance, tecnologia e Recursos Humanos.

“Não existe o sucesso de uma companhia sem controle. O controle empresarial é o foco do controller. Esse profissional precisa entender o passado, compreender a dinâmica presente e, ao mesmo tempo, ser capaz de nortear a alta administração em termos decisoriais, objetivando reduzir os riscos acerca dos projetos futuros, bem como sustentando o processo de crescimento empresarial com informação de qualidade a ponto de fazer com que o caminho trilhado deixe de ser incerto e passe a ser controlado de maneira holística e objetiva”, alertam Valcemiro e Talles.

O processo admissional para a CAC e a CACPlus é o mesmo. O profissional deve acessar o edital: https://www.anefac.org/cac-edital-processo e solicitar a sua certificação, na modalidade em que entende se enquadrar. Tendo sido aceito, deverá cumprir créditos de atividades complementares, a cada três anos 60 pontos em atividades de Educação Continuada. Para conhecer o processo de certificação da entidade, acesse o regulamento https://www.anefac.org/cac-regulamento.

#bloganefac #certificação #AnefacController #Cac #CacPlus #educaçãocontinuada