Notícias e Informações

Radar ANEFAC - Noticias de Relevância do Mercado

E-book retrata história de 25 anos do Troféu Transparência

E-book retrata história de 25 anos do Troféu Transparência


25 anos, bodas de prata, é a marca que o Troféu Transparência alcançou em 2021. Para comemorar a data, a ANEFAC lançou um e-book que traz a história do prêmio desde 1997, quando modestamente foi lançado na capital paulista. Ninguém poderia imaginar a relevância que a premiação teria perante o mercado brasileiro naquela época, mas hoje ele é reconhecido e objeto de desejo de muitas empresas.

Para viabilizar o prêmio, foi necessário reunir três vetores. O primeiro dizia respeito à operacionalização da escolha. Era fundamental um banco de dados que concentrasse as demonstrações financeiras publicadas. O segundo um corpo discente e docente para a análise técnica e, por fim, um responsável pela organização do evento de premiação. Aos poucos tudo se encaixou perfeitamente. E no e-book é retratado como tudo aconteceu.

Se voltarmos no tempo, o cenário econômico no Brasil para a criação do prêmio era positivo. Depois de algumas reuniões e muita pesquisa para identificar se havia outras premiações como essa no mercado, em 97, mais especificamente no dia 24 de março, veio o start. Sobre a abrangência, optou-se por analisar as empresas de capital aberto e fechado, sediadas no Estado de São Paulo. Já no ano seguinte, a análise foi ampliada para todo Brasil como acontece até hoje.

O e-book é uma bela homenagem às empresas e aos profissionais premiados que fizeram parte dessa incrível história. Os números estatísticos das vitórias alcançadas são grandiosos, se comparados ao 1° ano, quando dez empresas foram ganhadoras, atualmente são 30. Lá no início eram apenas 500 demonstrações analisadas e ao longo dos anos já chegou a mais de 2 mil.

Mais de 100 empresas foram premiadas nesses 25 anos de Troféu Transparência, divididas em categorias que mudaram ao longo dos anos para atender as demandas do mercado, o e-book traz a história de cada um desses anos com as ganhadoras e os destaques em cada uma das edições.

Além disso, são apresentados cada ano, com um resumo histórico, as empresas ganhadoras, as destaques, os critérios, a comissão, os depoimentos de algumas pessoas que fizeram parte dessa história e contribuíram para o prêmio se tornar o que ele é hoje.

Na home do e-book, a primeira imagem trazida é o Selo do Troféu Transparência, objeto de desejo das empresas ganhadoras, pois atesta que aquela demonstração financeira passou pela análise técnica e é uma das mais transparentes do Brasil. Abaixo o título, ressaltando o Oscar da contabilidade, como é conhecido desde a sua criação. Já no segundo plano, um retrato fotográfico randômico dessa história, trazendo as pessoas que passaram pela trajetória do prêmio, são elas que pavimentaram essa jornada de sucesso.

O prefácio traz um resumo e alguns dados sobre os 25 anos do Troféu e as imagens de executivos que estiverem presentes na cerimônia de premiação, de alguns presidentes da ANEFAC, de cerimonialistas e de personalidades como o Ministro da Transparência. Enquanto o sumário, traz os capítulos.

O capítulo Bandeira da Transparência, dividido em 7 temas, mostra um resumo sobre o crescimento e importância da transparência no mercado nesses 25 anos. No capítulo Evolução do Mercado, o e-book traz informações sobre a evolução da legislação, das demonstrações financeiras, mostrando a Lei das S.A., a Sarbanes-Oxley, IFRS e por aí vai.

Já no capítulo Troféu Transparência, tem a história sobre a comissão julgadora, com depoimentos, depois é retratada a história de todos as edições do Troféu Transparência, divididos e agrupados de cinco em cinco anos. Desde 1997 a 2021, são apresentadas as empresas que ganharam, os destaques, depoimentos de pessoas naquela época, fotos, banners das empresas que apoiaram a publicação e vídeos ano com imagens originais fotos, informações etc. de cada edição. Além de trazer a linha do tempo de todos os anos, e, por último, link para o portal da transparência.

Já no próximo capítulo, estão as empresas ganhadoras de todos esses anos. O Troféu Transparência não existiria sem cada contador, cada CEO, CFO e cada integrante dos times responsáveis pelas demonstrações financeiras. Neste capítulo, ainda tem o depoimento de muitas empresas que fizeram parte dessa história. E no último capítulo, uma galeria de fotos, com os registros fotográficos de cada edição do prêmio.

O lançamento do e-book aconteceu junto ao anúncio das ganhadoras da 26 edição do prêmio em 23 de agosto de 2022. Confira abaixo o depoimento das empresas que estavam presentes e ajudaram a construir essa linda publicação.

“Recebemos o Troféu Transparência cinco vezes e acreditamos na sua importância para o mercado. A história do prêmio se mistura com a da transparência e, até mesmo, com a da empresa que vem evoluindo na divulgação das suas informações financeiras e contábeis. Tentamos sempre ser mais e mais transparente, trazendo aquilo que é relevante”, Maristela Aparecida do Nascimento, diretora de controladoria JSL.

“Damos muita importância para a questão da transparência nas demonstrações financeiras. Ela é um alicerce para o mercado como um todo. Entendemos que as demonstrações são o alicerce para o processo de tomada de decisão e auxílio para os gestores. O prêmio é muito importante para nós”, Gabriela Mattos, coordenadora de relatórios financeiros da Engie.

“Para nós, o prêmio é muito importante. A publicação do e-book é sensacional porque dá visibilidade de que a contabilidade é relevante dentro das organizações para a tomada de decisão e planejamento estratégico. Estar junto à ANEFAC e fazer parte da história é muito relevante. O prêmio é tão importante que ganhá-lo vira meta. Ser transparência é uma obrigação, mas ser reconhecido como transparente é único. O troféu traz isso e mostra que as empresas estão buscando ser transparentes”, Luciana Maia, diretora de contabilidade da Neonergia.

“É uma honra participar do e-book e fomentar esse tipo de iniciativa, que é bom não só para as empresas, mas para o mercado como um todo e sua maturidade e para o crescimento do país. A companhia teve a oportunidade de ganhar o prêmio durante alguns anos. Ele tem um valor para os investidores e para a administração porque é uma validação que estamos no caminho certo”, Marcelo Pato, diretor de contabilidade e M&A do GPA

“A ANEFAC é como um grande parceiro que dá visibilidade para a importância da controladoria e contabilidade nas empresas, mas não só como órgão de controle, mas de gestão estratégica. Estamos felizes e satisfeitos de poder ajudar na divulgação do prêmio que há tanto tempo é tão relevante no mercado de capitais no Brasil. Como companhia aberta, que está hoje no nível máximo de exigência de governança do Novo Mercado, o prêmio é extremamente relevante. Nós inclusive colocamos o fato de ter ganhado no nosso relatório de sustentabilidade”, Ana Paula Alves do Nascimento, accounting & tax controller da Eneva.

“Para nós, com certeza é um prazer estar junto ao evento de lançamento do e-book. Temos esse benchmarking com as pessoas do mercado, essa troca de experiência está evoluindo cada vez mais e ajudando na transparência da companhia. O prêmio é realmente, pois a transparência é muito importante para nós, ela faz parte dos princípios de governança e deve ser cada vez mais perfeita”, Fabiana Bitelli, gerente de contabilidade da Isa Cteep.

“Desde 1997, percebemos a importância do Troféu Transparência. A Sabesp acredita e prática a transparência, pois isso traz uma boa imagem da contabilidade no mercado. Somos uma das maiores ganhadoras do prêmio. Entendemos que o prêmio eleva muito as demonstrações financeiras para o mercado, por isso, estamos juntos neste e-book, que retrata os 25 anos dessa trajetória”, Marcelo Miyagui, superintendente de contabilidade da Sabesp.

“O troféu é sempre uma meta, pois há uma valorização do profissional contábil. A Sanepar vem ganhando a premiação e isso traz uma valorização grande da área contábil. É uma satisfação estar participando do lançamento do e-book, que conta toda a história do Troféu Transparência. Um prêmio sólido com 25 anos traz um valor agregado à todas as empresas premiadas e uma visibilidade com um selo de transparência tão valorizado”, Ozires Kloster, gerente contábil da Sanepar.

“A ANEFAC é sempre uma referência. O Troféu Transparência realmente identifica a exposição das demonstrações financeiras claras oferecidas ao mercado. Participar do e-book e desse conteúdo da história só nos engrandece como contadora e dentro do processo. O grande objetivo do prêmio, assim como é o da demonstração financeira, é a transparência. Ele realmente glorifica, certifica e mostra que estamos no caminho certo”, Ana Paula Marzano Cerqueira, gerente de contabilidade e impostos diretos da Klabin.

“Nos sentimos orgulhosos de fazer parte da trajetória do Troféu Transparência e da ANEFAC de apoio ao mercado de capitais brasileiro, pois sempre estimula as boas práticas, não só nos negócios como nas demonstrações financeiras. Isso está alinhado com os nossos valores. Este caminho queremos sempre estar fomentando e apoiando as boas práticas de governança. O prêmio certamente traz mais qualidade e segurança às demonstrações financeiras que são entregues aos investidores. Ao longo dos 25 anos, tivemos a oportunidade de ser premiado e isso nos deixa muito felizes”, Alexsandro Tavares, gerente sênior de contabilidade da Lojas Renner.

“Para a CTG, é importante estar junto ao e-book, pois são 25 anos do Troféu Transparência, que a empresa recebeu em alguns anos. O prêmio tem muita credibilidade, chegar a essa idade não é fácil para uma premiação. Se ela não tiver credibilidade, não sobrevive por tanto tempo. O processo de preparação de uma demonstração envolve a organização como um todo, receber o prêmio fortalece a imagem da empresa para o mercado como transparente no que tange as suas informações”, Rodrigo Egreja, controllership da Rio Paranapanema/CTG Brasil.

“Temos como meta ganhar o Troféu Transparência. Trabalhamos muito e sempre para conquistá-lo. Em 2022, com esse e-book e divulgação das ganhadoras ao vivo foi bem diferente, pois podemos partilhar experiências com outros colegas. Essa validação de transparência mostra, além do conteúdo técnico, a clareza naquilo que é prestado. Clareza tem a ver com transparência. Ou seja, refletir nas demonstrações financeiras o que de fato acontece nas operações da companhia. Isso, para o usuário, para os agentes de mercado e para uma boa cotação dentro do Ibovespa é essencial. Sempre buscamos a transparência”, Leandro Rigamontte, diretor de contabilidade e gestão de ativos da EDP Energias do Brasil.

“A CEMIG ganhou o Troféu Transparência em vários anos destes 25 do Troféu Transparência. É sempre uma honra e uma satisfação. O prêmio tem uma grande representatividade, assim como a ANEFAC. Para as empresas, mostra o quanto ela trabalhou para deixar tudo muito claro ao mercado”, José Guilherme Grigolli Martins, gerente de contabilidade financeira e participações da CEMIG.

“A BDO está sempre junto à ANEFAC como parceira e no Troféu Transparência, pois considera e entende a relevância das demonstrações contábeis para as empresas e público em geral. Além da contribuição que o prêmio traz para os contadores e administradores de impulsioná-los a melhorar cada vez mais a qualidade das suas informações”, Santiago Luz, sócio da BDO.

“Para nós, é muito interessante estar junto à publicação do e-book sobre o Troféu Transparência, porque o auditor é responsável pelo um parecer emitido sobre a demonstração financeira. Quando vemos iniciativas no mercado, como essa, incentivando ou premiando e promovendo há 25 anos a qualidade e a transparência das demonstrações financeiras é muito louvável. A transparência está conectada com o nosso propósito, enquanto empresa, porque ela é necessária para a tomada de decisão dos investidores. É o ponto de partida”, Eduardo Santos, gerente da KPMG.

“Nós abrimos capital recentemente e já recebemos o Troféu Transparência. Foi muito relevante. Para a empresa, o mercado em si vê a transparência como superimportante, por isso, o prêmio tem um significado relevante às empresas. Vamos sempre trabalhar para ganhar”, Leandro Kato, diretor de controladoria do Grupo Vamos.