Notícias e Informações

Radar ANEFAC - Noticias de Relevância do Mercado

Heads da ANEFAC falam sobre as ações e tendências para o universo de PMEs, capital humano, tecnologia e varejo

Heads da ANEFAC falam sobre as ações e tendências para o universo de PMEs, capital humano, tecnologia e varejo

A ANEFAC delineou um plano estratégico para o ano de 2024, visando atender às demandas emergentes e promover o crescimento sustentável em diversas áreas de atuação. Sempre com foco em foco em conteúdo e desenvolvimento da educação continuada dos executivos que congregam a entidade.

Eduardo Nunes de Carvalho, head de PMEs da ANEFAC, delineou um calendário de atividades voltadas especificamente para esse segmento. Planejam-se iniciativas colaborativas, denominadas “cross”, que integrarão as áreas técnicas da ANEFAC. Em destaque para o ano, estão pautas relacionadas à Reforma Fiscal, Planejamento Tributário, Acesso a Capital e Financiamento, Tecnologia e Inteligência Artificial, Segurança Cibernética, Gestão Patrimonial Familiar, Planejamento Sucessório e Expansão de Negócios.

Quanto às tendências previstas para as PMEs em 2024, Carvalho destaca a busca crescente por recursos e financiamento, a necessidade de adaptação ao conceito de Varejo 4.0, a relevância do uso da Inteligência Artificial, a iminente Reforma Tributária, a importância da Sucessão Familiar e o movimento de Internacionalização dos negócios.

Já Emerson Dias, head de Capital Humano da ANEFAC, ressalta a integração entre diferentes áreas da associação para otimização de conteúdos e alinhamento estratégico. Destaca-se a preparação de eventos, como um encontro que abordará saúde e esporte, e o tradicional Encontro de Carreiras, previsto para o segundo semestre. Em relação às tendências em capital humano para 2024, Dias destaca o acompanhamento dos impactos da Inteligência Artificial nas carreiras, bem como a continuidade das discussões sobre transição de carreira e saúde mental.

Enquanto, Graziele Rossato, head de tecnologia da ANEFAC, destaca como prioridades para 2024 a democratização e simplificação da tecnologia, o estímulo a projetos inovadores e a promoção de discussões sobre os impactos da tecnologia nos negócios e nas pessoas. Em parceria com o time ANEFAC e o mercado, a área planeja ações concretas para impulsionar o setor. Em termos de tendências tecnológicas, Rossato aponta para temas como Dados e Segurança Cibernética, Inteligência Artificial, Hiperautomação, Cidadania Digital & Academia e Tecnologias Disruptivas.

Por fim, Luiz Maior, líder da inteligência do Varejo na ANEFAC, aponta uma série de ações planejadas para o setor em 2024, incluindo eventos focados em IA aplicada ao varejo, transformação digital, inovação e omnicanalidade. Em relação às tendências, Maior menciona a crescente aplicação da IA nos negócios, o avanço da economia circular e do mercado de segunda mão, entre outros aspectos.