Notícias e Informações

Radar ANEFAC - Noticias de Relevância do Mercado

Líderes regionais da ANEFAC de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Centro-Oeste traçam estratégias de expansão

Líderes regionais da ANEFAC de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Centro-Oeste traçam estratégias de expansão

Líderes regionais da ANEFAC traçam estratégias para 2024, focando em participação ativa em reuniões de entidades contábeis, inovação tecnológica, e temas emergentes como ESG e reforma tributária. Buscando maior aproximação com associados e ampliação de parcerias, cada região destaca seus planos específicos para enfrentar os desafios do ano, reforçando o compromisso da ANEFAC com o avanço da contabilidade e finanças no cenário nacional.

Carlos Aragaki, presidente regional de São Paulo, explica que em 2024 a meta é participar de todas as reuniões das entidades congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, como CRC, SESCON-SP, AESCON-SP, Sindcont-SP, Ibracon, APEJESP e APC, representando a ANEFAC. “Abordaremos questões que impactam as entidades, como fiscais, e divulgaremos os eventos da ANEFAC para todas as entidades.

Já Vera Elias, presidente regional do Rio de Janeiro, destaca que, a cada ano, busca-se aprimorar a atuação para enfrentar os desafios, alinhando a agenda de eventos à agenda nacional da entidade e adotando o formato online. “Em 2024, continuaremos com essa mentalidade e buscaremos aproximar-nos mais de nossos associados cariocas. Os temas de destaque no Rio de Janeiro serão Inovação, Assuntos de Controladoria e Tributos, Governança Corporativa e, claro, ESG”, diz.
Em Campinas, Fábio Antonio, diretor executivo regional, planeja para 2024 um maior posicionamento da ANEFAC na região e uma aproximação com os associados; expansão da diretoria regional para incluir diversas áreas de atuação; realização de eventos e criação de grupos de estudo regionais; e aproximação com as associações. “Os temas de destaque serão o impacto do ESG nos negócios e sociedade, incluindo mudanças climáticas/descarbonização; diversidade, inclusão e equidade; aprimoramento da governança corporativa/transparência das informações contábeis e novas normas contábeis de sustentabilidade. Também focaremos em inovação e tecnologia, envolvendo inteligência artificial e startups, além de tributos, reforma tributária e novas regras para análise de preços de transferência”, pontua.
Marcos Rogério Grigoleto, diretor executivo no Centro-Oeste da ANEFAC, tem planos de aumentar a base de novos associados (com um foco mínimo de 10 associados); realizar eventos presenciais e/ou podcasts regionais (em Brasília e Goiânia) com temas como: Reforma Tributária – Impactos para Agroindústrias, Indústrias e Varejo, M&A – Desafios e Oportunidades para Fusões e Aquisições em 2024 e Formas alternativas de captação de recursos financeiros para produtores rurais. Ele também pretende intensificar a divulgação dos eventos do agronegócio, buscar parcerias com entidades de ensino para apresentação da certificação, elaborar conteúdos técnicos regionais para a Revista Anefac (mínimo de 3) e trazer mais um Diretor para a regional (sugestão: Marcelo Aquino, sócio da Planing).