Nova Governança

ANEFAC reforça as boas práticas de governança do Troféu Transparência

A ANEFAC, realizadora do “Troféu Transparência”, mantém-se ativa na preservação do propósito desta premiação e, ao mesmo tempo, busca constantemente aperfeiçoar o que já é um sucesso, iniciando um novo capítulo na história deste consagrado Prêmio.

Desde 1997, quando o Prêmio foi criado, a ANEFAC tem promovido atualizações constantes e significativas em seu desenvolvimento, aprimorando os critérios de avaliação, a comissão julgadora e a divisão das categorias, sem alterar sua essência. Agora, a ANEFAC está inovando o prêmio com uma perspectiva ampliada para incorporar novos temas normativos e regulatórios, boas práticas de governança corporativa e a geração de informações sociais e ambientais (ESG). O regulamento e os critérios de avaliação continuarão com o mesmo elevado nível técnico de sempre, preservando o que foi construído ao longo dos anos.

Pontos Importantes na Avaliação

Os pontos cruciais que serão avaliados nas demonstrações financeiras incluem:

A consonância do Relatório de Administração com todas as demais informações.

A clareza e inclusão de informações adicionais.

As ações de integração com a comunidade.

A preocupação com o meio ambiente e ações de sustentabilidade.

O relacionamento com os stakeholders.

O gerenciamento da governança corporativa, políticas e comitês, entre outros.

Novas Parcerias e Governança Corporativa

Buscando aprimorar sua própria governança corporativa e melhorar seus processos, a inclusão de novas parcerias tornou-se algo natural para a ANEFAC. Neste momento, novos e importantes parceiros se juntam ao grupo de avaliadores técnicos para somar ao rigor e excelência do processo.

Estrutura de Avaliação

Com o mesmo rigor técnico adotado nos últimos 28 anos e com a participação de especialistas renomados e de grande saber, o fluxo de avaliação das demonstrações financeiras ganhadoras do Troféu Transparência, dentro da estrutura organizacional da ANEFAC, segue o seguinte processo:

Diretoria Executiva do Prêmio

Comitê Técnico

Comitê Acadêmico

Comissão Julgadora

A ANEFAC continua a inovar e a se adaptar às novas demandas do mercado, mantendo o Prêmio Troféu Transparência como um símbolo de excelência em governança corporativa e transparência. A 28ª edição do prêmio em 2024 promete ser mais um marco na história dessa importante iniciativa, refletindo o compromisso contínuo com a ética e a transparência.

Diretoria Executiva ANEFAC

Andréia Fernandez
Andréia Fernandez Head de Governança Corporativa
Antonio Carlos Machado
Antonio Carlos Machado Conselheiro
Bolí Rosales
Bolí Rosales COO - Chief Operating Officer
David Kállas
David Kállas Presidente
Gennaro Oddone
Gennaro Oddone Presidente do Conselho de Administração
Marta Pelucio
Marta Pelucio Conselheira
Wagner Petelin
Wagner Petelin Diretor Executivo de Demonstrações Financeiras

Comitê Técnico:

Clovis Ailton Madeira
Clovis Ailton Madeira ANEFAC
Adriano Rodrigues
Adriano Rodrigues UFRJ
Alexandre Gonzales
Alexandre Gonzales Insper
Cecilia Geron
Cecilia Geron Mackenzie
Fabiana Lopes
Fabiana Lopes Fipecafi
Fabiano Lima
Fabiano Lima USP - Ribeirão Preto
Flávio Riberi
Flávio Riberi FIPECAFI
Pier Paolo
Pier Paolo Mercado
Rosana Gonçalves
Rosana Gonçalves USP - Ribeirão Preto
Vagner Marques
Vagner Marques UFES
Vera Ponte
Vera Ponte Universidade Federal do Ceará

Comissão Julgadora:

Pedro Farah
Pedro Farah Conselheiro
Amaro Gomes
Amaro Gomes Mercado
Eric Martins
Eric Martins Insper
Vania Burgerth
Vania Burgerth Fucape
Alexandre Sanches Garcia
Alexandre Sanches Garcia FECAP

Avaliação Técnica

Entre os critérios de seleção estarão: qualidade e grau das informações contidas nas demonstrações financeiras e notas explicativas; transparência das informações prestadas; clareza do Relatório de Administração e sua consistência com as informações divulgadas; aderência integral às Normas Contábeis; não apresentar modificações (ressalvas) no relatório dos auditores independentes; apresentação da divulgação quanto a layout, legibilidade, concisão, clareza etc.; divulgação de aspectos relevantes, mesmo que não exigidos legalmente, mas importantes para o negócio como: EBITDA, valor econômico agregado, relatório de sustentabilidade, etc.

A ANEFAC é uma entidade com 56 anos de história e sempre, desde a 1ª edição do Troféu Transparência, tem a responsabilidade de preservar a lisura no processo de escolha das empresas premiadas, trabalhando com muita seriedade na revisão crítica das demonstrações financeiras divulgadas e respeitando a forma exigida pela legislação societária e pelo mercado.

O Prêmio está em consonância com a aderência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, que é uma regra básica, bem como com a incorporação de inovações que visam ampliar a transparência em prol dos stakeholders que é extremamente valorizada, assim como a importância de apresentação de um Relatório de Administração de alto nível.