
José Ronoel Piccin, grande líder e amigo, braço direito, conselheiro e muito ativo durante toda a história da ANEFAC
É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de José Ronoel Piccin, uma figura emblemática e importante na história da ANEFAC. Nascido em 17 de janeiro de 1942, ele dedicou sua vida à promoção da transparência e da boa administração nas finanças e contabilidade no Brasil, deixando um legado que se perpetuará por muitos anos.
Piccin ingressou na ANEFAC em uma época em que não existiam os sistemas modernos de hoje para realizar seu registro. Na entidade, ele era o número 358, um símbolo de sua longevidade e comprometimento ao longo de mais de cinco décadas. Durante suas gestões como presidente, de 1982 a 1984 e de 2004 a 2006, ele trabalhou incansavelmente para fortalecer a associação e sua missão de promover o crescimento e aperfeiçoamento dos executivos e das empresas brasileiras. Ele também ocupou diversos e importantes cargos na entidade, tendo sido membro da comissão julgadora do Troféu Transparência por incontáveis anos.
Além de sua atuação na ANEFAC, Piccin foi um executivo de renome em diversas empresas, incluindo Indústrias Farmacêuticas Fontoura Wyeth, onde foi presidente, e Laboratórios Sintofarma, Max Factor Produtos Cosméticos, Merck Sharp & Dohme, Alba Indústrias Químicas e Nestlé. Também se destacou como professor de Análise Financeira no Programa de Mestrado da Universidade Católica de São Paulo, orientando teses e contribuindo para a formação de futuros profissionais. Sua influência se estendeu ao Conselho de Administração da TEKA Tecelagem Kuehnrich em Blumenau, Santa Catarina. Além disso, ele foi presidente da JRP Planejamento de Negócios Empresariais S/C, uma empresa de consultoria tributária, fiscal e financeira.
Ao longo de sua carreira, Piccin recebeu o 1º prêmio Profissional do Ano da National Association of Accountants (hoje ANEFAC) em 1985, e que em 2025 completará 40 anos, um reconhecimento mais que merecido por sua dedicação e competência. Em 2000, no 2º Congresso da ANEFAC, ele se destacou como Ombudsman da entidade. Também representou a ANEFAC em discussões com órgãos reguladores e contribuindo para um diálogo produtivo entre os vários setores. Sua presença constante em eventos da ANEFAC foi fundamental, sendo uma peça-chave para criar um ambiente de aprendizado e troca de experiências.
José Ronoel Piccin foi uma figura central na história da ANEFAC. Sua contribuição para a associação e para a comunidade de executivos será sempre lembrada e valorizada. Neste momento, recordamos com carinho a trajetória dele, um líder que sempre buscou o melhor para o ecossistema corporativo brasileiro.
Expressamos nossas sinceras condolências a seus familiares e amigos. A ANEFAC lamenta profundamente a perda deste grande líder e amigo, braço direito, conselheiro e muito ativo na história, que nos ensinou tanto e que sempre estará presente em nossas memórias e corações.
Time ANEFAC